Devido ao empenho da Prefeitura de São Paulo em substituir a frota atual de ônibus por veículos propulsionados por combustíveis não fósseis, a BYD encontrou uma excelente oportunidade para antecipar a produção do modelo articulado K11 no Brasil. O veículo está previsto para ser produzido e comercializado em meados de 2016, na mesma linha de montagem do K9 na nova fábrica de Campinas (SP), que será inaugurada em setembro.
O K11 é o maior ônibus articulado elétrico do mundo, com 18,9 metros, desenvolvido especialmente para projetos de BRT de piso baixo. O outro chassi nacionalizado, o K9, é do tipo urbanos padron (12m e 12,5m). Futuramente, a montadora incluirá outros modelos de chassis de ônibus urbanos e rodoviários em seu portfólio. “O tempo de desenvolvimento do projeto brasileiro do K11 será muito mais rápido do que foi com o K9”, assegura Vagner Rigon, vice-presidente de Vendas da BYD Brasil.
Testes do K11 – A SPTRANS e a BYD estão iniciando a primeira etapa de testes em operação simulada por rotas pré-estabelecidas pela SPTRANS, sendo acompanhados e auditados por uma empresa de auditoria credenciada pela companhia municipal. O K11 em testes, porém, é importado da fábrica de Lancaster, na Califórnia (Estados Unidos) e, por isso, atendem ao padrão norte-americano de BRT. Com 18 metros, o K11 entrega uma autonomia média de 260 km e transporta até 120 passageiros, assim como os ônibus articulados convencionais.
Em sua fábrica estadunidense, a BYD já está produzindo um segundo ônibus elétrico articulado, que cumpre todas as especificações técnicas do DENATRAN e da SPTRANS. Esse novo ônibus virá ao Brasil para uma segunda etapa dos testes com a SPTRANS com passageiros normais em linhas comerciais. Técnicos da SPTRANS devem visitar o veículo na Califórnia ainda em setembro de 2015 para vistoriar a nova versão do K11, especialmente projetada para mercado brasileiro. A segunda etapa dos testes deve se dar início em meados de novembro de 2015 em São Paulo.
Produto novo – O chassi articulado elétrico da BYD foi desenvolvido durante dois anos e apresentado oficialmente em outubro do ano passado, durante a feira EXPO APTA (American Public Transportation Association) em Huston, no Estado do Texas (EUA), onde o K11 foi chamado de “The Lancaster eBus”, em alusão à localização da planta estadunidense. O modelo atenderá a crescente demanda por veículos não poluentes e em projetos BRT.
http://transpoonline.com.br/oportunidade-comercial-para-a-byd-em-sp/
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