Eletícia Quintão
Nilópolis, a terra da Beija-Flor, promete fazer um dos carnavais mais animados da Baixada este ano. A Liga Independente de Blocos Carnavalescos de Nilópolis (LIBCAN), criada em setembro do ano passado, conta com 12 blocos de animação, que vão desfilar por todos os bairros do município, na próxima sexta (17) e sábado (18).
De acordo com o presidente da Liga, André Messias, a ideia é resgatar a cultura de blocos, o carnaval de rua e os bambas do samba nilopolitano para o Brasil.
A cidade também já escolheu sua corte momesca, que, além de rei e rainha, tem pela primeira vez, na história da região, uma princesa transexual. Shakira Andrade, de 18 anos, cumprirá os compromissos carnavalescos de 2012 junto com os demais componentes da realeza.
De acordo com o secretário de Cultura de Nilópolis, Augusto Vargas, o resultado revela que a população está mais consciente em relação ao movimento GLBT.
— O carnaval é uma festa que deve muito aos transformistas e transexuais. A população está começando a aparar as arestas do preconceito.
A princesa da corte, Shakira Andrade, de 18 anos, é Douglas Andrade, que concorreu com outras seis transformistas:
— Não esperava esse resultado. Eu era a mais simples de todas. Acho que fui escolhida porque mostrei samba no pé.
Suellen Oliveira, de 24 anos, e o bailarino Henrique César Ferreira, de 25 anos, são os novos rei e rainha da corte de Nilópolis.
Os desfiles de blocos, que darão início ao carnaval de Nilópolis, acontecerão no dia 17, na Av. Mirandela (Centro), a partir das 22 horas. Na sexta, 17, desfilam Beleza, Unidos do Ponto, Cabeludos de Olinda, Cem, Bizorro e Botão do Zé. No domingo, na Avenida Barrigoleta, Minhoca, Caga Cebo, Rua Helena, Borracha e Perna de Pau.
fonte jornal extra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário