Mudanças são necessárias. Reciclagem não é só no meio ambiente, mas também no ambiente do nosso ser.
segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012
Os políticos e os jovens de Itaguaí: É para pensar e construir ou é só para balançar bandeirinha de candidato? (por Prof° Fabiano Bastos)
3 DE FEVEREIRO DE 2012
O que são os jovens na visão de alguns (maioria) políticos de Itaguaí: são o futuro da nossa cidade e da nação ou simples eleitores fáceis de conquistar? Quando falo "fáceis de conquistar", é devido a forma com a qual observo a relação entre alguns políticos ou futuros políticos com os jovens da cidade.
Deveria ser obrigação dos governos, dar uma formação que leve o jovem a despertar seu senso críticos sobre a sociedade a nível micro e macro do mundo. O problema, é que dar uma formação dessa para os jovens, vai gerar no futuro eleitores conscientes e ficará mais difícil conseguir votos por meios sinistros como: compra de voto, promessas de emprego, pressão obrigando a família inteira a apoiar tal candidato se não o desemprego chegará a todos etc...
Se tívessemos uma maioria de políticos e futuros políticos inteligentes, os mesmos veriam que dando condições para os jovens terem uma formação cidadã associada com uma atuação política honrosa, que vise o bem-estar da sociedade e o respeito ao bem público, formaria um quadro de eleiores que saberiam valorizar tal trabalho e isso se representaria nas urnas, com o apoio e a militância concientes desses joves que se tornaram cidadãos. Mas para pensar assim, ainda mais numa cidade onde os políticos, em sua maioria, são os mesmos a décadas é complicado.
Existem saídas hoje para os políticos passarem a valorizar os jovens e buscar dar essa formação cidadã, sem precisar ser um gênio. Basta procurar em seus partidos políticos, que verão que isso é viável, através dos Cursos de Formação Política e das Juventudes dos partidos.
Mais fácil ainda, é estimular e apoiar a criação de grêmios escolares, nas escolas particulares e públicas da cidade. Será que algum dos vereadores, prefeito atual e anteriores, e os que se candidatarão a ambos os cargos já fizeram parte de um grêmio estudantil?
Já pensaram Itaguaí com um projeto de Câmara Mirim e Câmara Jovem? Já pensaram na Prefeitura de Itaguaí abrindo Conferências da Juventude para saber o que pensam e o que precisam os jovens da cidade? Eu penso nisso e ainda acredito que isso possa acontecer em Itaguaí.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário