Matheus Vieira
O vigia Jorge Rodrigues, de 45 anos, é um entre tantos cidadãos da Baixada Fluminense que anseia pela conclusão das obras do Arco Metropolitano. Mas a construção do viaduto que vai passar a poucos metros da casa dele, em Parque Capivari, Duque de Caxias, não tem data para começar. O edital de licitação já estava nas ruas desde janeiro, e a obra seria concluída 18 meses depois, em julho de 2013. O processo licitatório, no entanto, foi interrompido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ).
O viaduto de Parque Capivari, a exemplo de outro que passa na divisa entre Caxias e Nova Iguaçu, cruza uma região onde há dutos da Transpetro. Por isso, de acordo com a Secretaria de Obras do Estado (Seobras), o projeto inicial teve de ser modificado. Em nota, o TCE-RJ explicou por que suspendeu os editais: "Foram determinadas correções, visando a garantir a economicidade da contratação".
O TCE-RJ disse, ainda, que aguarda a resposta da Seobras. Por meio da assessoria de imprensa, a secretaria informou que vai esclarecer os questionamentos do TCE ainda hoje. Com a resposta, o Tribunal de Contas fará uma nova avaliação. E, a partir da nova liberação, serão necessários mais 18 meses de espera para que a construção desses viadutos seja concluída.
É tempo que parece não passar nunca para Jorge Rodrigues, que hoje precisa percorrer mais de dez quilômetros para chegar ao mercado, à farmácia e ao posto de saúde. O centro comercial mais próximo de Parque Capivari, onde ele mora com a mulher e os filhos, é o bairro Amapá, em Caxias.
— Vai ser bom ter esse viaduto. Para chegar na cidade, a gente tem que dar muita volta — ressalta o vigia.
Outros dois viadutos
A auditoria do TCE-RJ também vai adiar a construção de outros dois viadutos do Arco Metropolitano, em Seropédica. As duas passagens não faziam parte do cronograma inicial e foram idealizadas depois que uma espécie rara de perereca foi descoberta. O trecho fica entre a Via Dutra e o Porto de Itaguaí e corta a Floresta Nacional Mário Xavier, uma unidade de preservação.
Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/rio/baixada-fluminense/obras-de-viadutos-do-arco-metropolitano-sao-adiadas-4264437.html#ixzz1p4282zVf
Nenhum comentário:
Postar um comentário